Ementa: Conceitos de Orientação a Objetos. Abstração e tipos abstratos de dados. Classes, métodos, encapsulamento, interface. Mensagens, instâncias e inicialização. Herança, agregação, associação e composição. Polimorfismo. Uso de linguagem orientada a objetos. Noções de padrões de projeto orientados a objetos.
Competências e Habilidades: Ser capaz de interpretar cenários do mundo real, modelando soluções para desenvolvimento de aplicações orientadas a objetos, utilizando linguagem de programação deste paradigma: ○ compreender os conceitos fundamentais da programação orientada a objetos; ○ ser capaz de escrever, compilar e depurar programas na linguagem de programação estabelecida; ○ escolher o padrão de projeto adequado à situação problema; ○ desenvolver aplicações orientadas a objetos a partir de problemas reais.
Bibliografia:
DEITEL, Paul. Java: como programar. 8.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
HORSTMANN, Cay S. Core JAVA 2.: Fundamentos. Barueri-SP: Manole, 2006.
SANTOS, Rafael. Introdução à programação orientada a objetos usando Java. Rio de
Janeiro: Elsevier, 2003.
SANTOS, Rui Rossi dos. Programação de computadores em Java. 2.ed. Rio de Janeiro: Nova terra, 2014.
FURGERI, Sérgio. Programação orientada a objetos: Conceitos e técnicas. São Paulo:
Érica Saraiva, 2014.
Oferta: Segundo semestre.
Ementa: Investigação acerca do conhecimento, em particular da ciência. Análise dos procedimentos técnicos e metodológicos de preparação, execução e apresentação da pesquisa científica. Estruturação do trabalho científico: planos e projetos de trabalho; Pesquisa e organização das fontes de referência bibliográfica e citação, especialmente das normas técnicas neles utilizadas. A intelectualidade negra e indígena: A forma escrita e as normas técnicas da linguagem.
Competências: Conhecer técnicas e métodos científicos para a elaboração de trabalhos acadêmicos, propiciando ao discente produzir resumo, fichamento, síntese, resenha crítica, o uso das normalizações da ABNT; Conhecer as metodologias de coleta e análise de dados de pesquisas qualitativas e quantitativas.
Habilidades: Identificar o procedimento formal adotado na elaboração e na divulgação das diversas modalidades de pesquisa científica, trabalhos escolares e profissionais, focalizando os aspectos teóricos e práticos que envolvem essa produção; Utilizar normas de redação científica na elaboração de trabalhos escolares e profissionais.
- Teacher: Sabrina Guimaraes Paiva
Oferta: Segundo semestre.
Ementa: Visão geral do computador e seus elementos básicos; Evolução da arquitetura dos computadores; Máquinas CISC e RISC; Organização estrutural de computadores: Placas, processadores, memórias, entrada e saída; Arquitetura da Unidade Central de Processamento: Unidade lógica e aritmética, unidade de controle, registradores, barramentos, memórias; Modos de endereçamento e conjunto de instruções; Recondicionamento ou descarte correto de equipamentos/lixo eletrônicos no meio ambiente.
Competências: Compreender de forma avançada o funcionamento de computadores modernos e sua arquitetura.
Habilidades: Classificar as arquiteturas de computadores a um custo beneficio.
- Teacher: Evaldo da Silva Andrade
Oferta: Segundo semestre.
Ementa: Estrutura de Dados e Tipo Abstrato de Dados; Estrutura de Dados Fundamentais: Listas Lineares, Pilhas e Filas; Recursividade; Algoritmos de Pesquisa; Algoritmos de Ordenação; Tabela Hash; Notação O.
Competências: Desenvolver o raciocínio lógico. Consolidar os conhecimentos já adquiridos sobre programação. Compreender os principais conceitos e tipos de estruturas de dados; Compreender os principais processos de pesquisa e classificação de dados. Entender os recursos básicos empregados no armazenamento, indexação, busca e ordenação de dados.
Habilidades: Resolver problemas computacionais com o uso das estruturas de dados adequadas a cada domínio. Fazer análise básica da complexidade de algoritmos.
- Teacher: Jose Roberto Cruz e Silva
Oferta: Segundo semestre.
Ementa: Instalação e configuração do PHP e Servidor WEB; Técnicas de programação (estruturada); Declarações, Identificadores e Tipos Básicos; Expressões, Variáveis e operadores; Estruturas condicionais e de repetição; Funções e arrays; Manipulando Dados através de Formulários; Manipulação de Sessões; Conhecer e utilizar os padrões dinâmicos da programação para a web; usando HTML e PHP; Conhecer e utilizar os conceitos e as aplicações da linguagem de programação PHP; Ambiente de desenvolvimento de programas; Integração com Banco de Dados; Manipulação de dados utilizando o banco de dados MySql.
Competências: Desenvolver e modelar algoritmos; implementar algoritmos utilizando a linguagem de programação PHP; compreender os fundamentos da linguagem de programação php.
Habilidades: Resolver problemas computacionais com o uso das estruturas de dados adequadas a cada domínio. Fazer análise básica da complexidade de algoritmos.Utilizar de forma correta (conforme a sintaxe da linguagem) as estruturas da linguagem (declaração de variáveis, condicionais, laços de repetição) - conhecer as palavras reservadas e sua utilização - trabalhar com tipos de dados primitivos (imutáveis) e tipos de dados por referência (mutáveis) - desenvolver programas seguindo o formato de programação.
- Teacher: Marily Lima da Conceicao
Oferta: Segundo semestre.
Ementa: Introdução a Teoria Geral dos Sistemas. Princípios gerais dos sistemas. Tipologia das organizações. Conceituação básica de dados, informação, conhecimento e sistemas de informação. Estruturas organizacionais e sistemas de informação. Os tipos de sistemas de informação. Noções de inteligência organizacional e competitiva. O pensamento sistêmico aplicado na resolução de problemas. O pensamento sistêmico aplicado às organizações. Conceitos de Planejamento de Sistemas de Informação. Papel da Aprendizagem Organizacional na implementação dos planos de Sistemas de Informação.
Competências: Será capaz de entender e usar os princípios fundamentais de sistemas de informação para que os mesmos possam ser aplicados ao gerenciamento dos negócios de forma eficientes e eficazes.
Habilidades: Capaz de aplicar os conceitos da administração estudados, voltados para a área de informática e desenvolvimento de sistemas.
- Teacher: Julio Aires Azevedo Leite
Oferta: Segundo semestre.
Ementa: Conceitos Básicos de BD. Modelos e Esquemas de Dados. Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados; Modelagem de Dados: o Modelo Entidade-Relacionamento, Conceito de Relação, Álgebra Relacional, Regras de Integridade Relacional, Diagrama Relacional; Projeto de Banco de Dados Relacional: Transformação de Diagramas E-R em Diagramas Relacionais. Normalização; Introdução à Linguagem Padrão Relacional: Fundamentos da Linguagem SQL; Estruturas de Controle do SQL.
Competências: Ser capaz de projetar um modelo de banco de dados identificando as entidades, atributos, relacionamentos, chaves (primária, composta e estrangeira).
Habilidades: Reconhecer um sistema de banco de dados; Entender o funcionamento de um SGBD; Relacionar a álgebra relacional e a linguagem SQL; Ter raciocínio lógico no desenvolvimento de consultas com SQL.
- Teacher: Marily Lima da Conceicao