CONTEÚDOS

Introdução a algoritmos. Fluxogramas. Teste de mesa. Aspectos do estudo de Linguagens: Sintaxe, Semântica, Paradigmas, Linguagens fonte e objeto, tradução, compilação e interpretação. Introdução à programação de computadores utilizando uma linguagem de programação do paradigma de programação estruturado: variáveis e constantes, aplicação das estruturas de controle e repetição, variáveis indexadas n-dimensionais.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

    • Compreender problemas e formular soluções que possam ser executadas pelo computador:

        ◦ conhecer os conceitos fundamentais de algoritmos;

        ◦ relacionar e utilizar os fundamentos básicos de programação de computadores;

        ◦ utilizar-se do raciocínio da lógica computacional para solução de problemas relacionados ao cotidiano;

        ◦ relacionar  e  implementar estruturas de dados lineares na solução de problemas computacionais;

        ◦ interpretar os tipos de dados aplicados aos problemas a serem resolvidos.

BIBLIOGRAFIA

BÁSICA

CORMEN, Thomas H.; LEISERSON, Charles E.; RIVEST, Ronald L.; STEIN, Clifford. Algoritmos: Teoria e Prática. 3.ed. São Paulo: Editora Campus, 2012.

MANZANO, José Augusto N. G. Algoritmos: Lógica para desenvolvimento de programação de computadores. 24.ed. São Paulo: Érica, 2010.

VILARIM, Gilvan de Oliveira. Algoritmos: programação para iniciantes. 2.ed. Rio de Janeiro: Ciência moderna, 2004.

ZANATTA, Melissa Marchiani Palone; DA SILVA, César Alberto. Ensino de algoritmos com uso de fluxograma, pseudolinguagem e linguagem C. Lisbon, 2021.

Oferta: sempre no primeiro semestre de cada ano.

Ementa:

Fundamentos de Computadores: Introdução à Ciência da Comunicação, Conceitos, Histórico, Gerações, Hardware, Software, Internet; Sistema de numeração e aritmética binária. Lixo eletrônico, uma ameaça ambiental e social.

Competências:

Identificar os principais componentes de um computador; Entender as várias formas de representação numérica e de representação digital da informação;

Habilidades:

Analisar circuitos lógicos de pequeno porte, como forma de entender como

funciona a computação das informações em nível de máquina; Entender como está organizada a arquitetura dos computadores modernos.

Oferta: sempre no primeiro semestre de cada ano.

Ementa:

Álgebra Linear: Sistemas de equações Lineares: Sistemas de equações lineares, sistemas equivalentes, operações elementares, sistemas em forma triangular e escalonada, algoritmo da redução, sistemas homogêneos. Matrizes e Determinantes: Operações com matrizes, inversa de uma matriz, caracterização das matrizes inversíveis, fatoração de matrizes, determinantes e suas propriedades. Conjuntos, Relações, Funções, Grafos e Árvores. Vetores, bases, produtos escalar, produto vetorial, produto misto, sistemas de coordenadas, estudo da reta, estudo do plano e distâncias.

Competências:

Desenvolver o raciocínio lógico-matemático. Entender os fundamentos sobre as estruturas discretas para representar objetos discretos e as relações entre eles.

Habilidades:

Desenvolver as habilidades de prova/demonstração. Entender o formalismo e a construção de argumentos matemáticos.

Oferta: sempre no primeiro semestre de cada ano.

Ementa:

Introdução à Lógica. Introdução aos algoritmos. Resolução de problemas utilizando algoritmos. Introdução à linguagem Java. Ambiente de Programação em Java. Operadores. Tipos de dados. Variáveis. Constantes. Estruturas de Decisão. Estruturas de Repetição. Vetores. Matrizes.

Competências:

Relacionar e aplicar os conceitos fundamentais de algoritmos computacionais e a manipulação de dados na memória principal do computador; Relacionar e utilizar os fundamentos básicos de programação de computadores; Relacionar e implementar a abordagem Top-Down para a modularização de Programas; Relacionar e implementar estruturas de dados lineares na solução de problemas computacionais.

Habilidades:

Utilizar-se do raciocínio da lógica computacional para solução de problemas matemáticos e relacionados ao cotidiano; Identificar a melhor estrutura de dados e o melhor algoritmo para a solução de um determinado problema.

Oferta: sempre no primeiro semestre de cada ano.

Ementa:

Reconhecimento de Gêneros Textuais; Textos diversos de informática; Utilização de conhecimento de mundo e ativação de conhecimento prévio na leitura; Identificação de ideia central; Localização de informação específica e compreensão da estrutura do texto; Skimming; Scanning; Prediction; BrainstorminInferência Contextual; Marcadores Discursivos; Identificação de Recursos Tipográficos; Cognatos; Vocabulário de termos característicos da área de informática; Revisão de pontos de gramática relevantes para a compreensão de textos; Identificação das estruturas e dos tempos verbais mais comuns utilizados na escrita como forma de compreender melhor os textos; Funções Modais; Estrutura de sentenças; Uso do dicionário.

Competências:

Distinguir a importância da língua inglesa em processos de comunicação aplicados à computação. Interpretar documentos, manuais e textos técnicos e científicos em língua inglesa. Contextualizar informações necessárias para elaboração de textos técnicos em língua inglesa.

Habilidades:

Identificar as estruturas gramaticais básicas em textos de língua inglesa, voltadas à computação. Utilizar dados linguísticos da língua inglesa aplicados à leitura instrumental. Utilizar expressões cotidianas na língua inglesa. Utilizar a língua inglesa na leitura de textos específicos da área da computação. Utilizar dicionários, glossários e listas técnicas em diversas mídias.

Oferta: sempre no primeiro semestre de cada ano.

Ementa:

As modalidades textuais; Problemas técnicos das variantes de linguagem; Polissemia: as várias possibilidades de leitura textual; níveis de leitura: a estrutura textual; Interpretação de textos; Coesão e coerência textual; Recursos gramaticais e disposição das palavras no texto; A originalidade; O estilo do discurso dissertativo de caráter científico: principais características e expedientes argumentativos; A citação do discurso alheio; As técnicas de estudo e a reprodução do conhecimento; A leitura e a documentação dos estudos: o esquema, o fichamento, o resumo, a resenha crítica; Redação técnico-científica; Correspondências comerciais e oficiais; Seminários. O negro na cultura Afro Descendente e a influência Tupy Guarany: Língua e literatura.

Competências:

Propiciar o desenvolvimento de uma visão ampla sobre a linguagem, com ênfase em seu funcionamento, possibilitando a compreensão das variedades linguísticas e a assimilação da norma padrão da língua, permitindo aos estudantes a comunicação eficiente com diferentes públicos e o emprego adequado das modalidades oral e escrita de acordo com a situação de uso.

Habilidades:

Aplicar as técnicas de comunicação oral e escrita, bem como as normas técnicas para redação, formatação e apresentação de trabalhos acadêmicos; Ler, interpretar e redigir textos, assim como utilizar adequadamente a expressão oral.

Oferta: sempre no primeiro semestre de cada ano.

Ementa:

Histórico e Princípios da Web. Ferramentas para construção de páginas Web. Linguagem de marcação. Linguagem para estilos. Linguagem JavaScript. Conceitos e ferramentas para Publicação e Hospedagem.

Competências:

Desenvolver aplicações web. Integrar diferentes linguagens e tecnologias no desenvolvimento de sistemas web.

Habilidades:

Aplicar técnicas de desenvolvimento de softwares em ambientes web. Identificar as possibilidades de modelagem de aplicações em sistemas web.

Oferta: sempre no primeiro semestre de cada ano.

Ementa:

Histórico e Princípios da Web. Ferramentas para construção de páginas Web. Linguagem de marcação. Linguagem para estilos. Linguagem JavaScript. Conceitos e ferramentas para Publicação e Hospedagem.